sábado, 1 de julho de 2017

Medalha de Mérito Municipal de Macedo de Cavaleiros grau ouro, na categoria de Atividade Académica e Científica.


Um dia que nunca esquecerei...

O Município de Macedo de Cavaleiros atribuiu-me por unanimidade da Câmara e da Assembleia a Medalha de Mérito Municipal de Macedo de Cavaleiros, grão Ouro, na categoria de Atividade Académica e Científica. 

Senti-me honrada por perceber que o meu concelho não se esquece de quem está longe, destacando a presença de Macedenses e todo o país e no mundo, que faz alargar as fronteiras geográficas do concelho a todo o globo. Mas fiquei de coração apertadinho porque todos os homenageados tinham uma carreira muito longa comparada com a minha. 

Partilho todos este sentir, porque há muitos que estiveram ao meu lado nas coisas boas e nas menos boas, nos pequenos sucessos e no que não funcionou. Os últimos anos mudaram muito a minha vida e todos contribuíram um pouquinho para isso.  
Tenho de agradecer a todos os que estão e que estiveram ao meu lado neste percurso profissional aos que estiverem presentes e aos que não puderam estar por inúmeros motivos.

Transcrevo as minhas palavras e o meu sentir para os que não puderem estar ao meu lado neste dia, porque também é um pouquinho deles.

Cumprimento a todos e a todas,

Agradeço à Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros e à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros por este reconhecimento na categoria – Atividade Académica e Científica.
Agradeço à minha família, em especial ao meu filho que me acompanha e à minha mãe que me educou com os valores e princípios, rígidos, naquela altura, mas que na verdade me fizeram desenvolver as ditas competências, quer para estender a passadeira, quer para passar nela na hora da cerimónia. Ensinou-me que o trabalho e a dedicação são o caminho, ainda hoje é o que conheço.
Quando me foi atribuída, pensei, bem… faltava-me qualquer coisa no meu currículo,  mas Macedo de Cavaleiros há-de ser sempre o meu berço. Onde cresci, não muito, porque sempre achei alguma piada a ser baixinha, onde estudei, bastante, onde a prendi a ser menina e mulher. Fiz as 30 por uma linha, como se diz.
Os sonhos são do tamanho do que fazemos por eles. Quando nos confrontamos com estas situações, pensamos, revivemos situações, mas de Macedo de Cavaleiros, nem ressentimentos, nem saudosismo. Os lugares em que vivemos são sempre o tempo em que os vivemos – são perfeitos e completos a cada instante. Carregam os momentos felizes e as marcas da vida que nos fazem avançar.
Porém tenho consciência de que senão tivesse arriscado a sair da zona de conforto, o meu percurso profissional seria assim. Talvez não tivesse algumas das oportunidades para mostrar o conhecimento e a capacidade de agir e construir com o saber adquirido que nos trouxeram até este reconhecimento. Mas basta de se e se  foi assim e pronto.
Interpretei a atribuição deste reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em nome de uma melhor educação com as tecnologias. Porque a escola não pode “colocar a cabeça na areia” como diz e continuar a fazer de conta que nada mudou.
É preciso diminuir o fosso entre os processos de ensino e aprendizagem e a sociedade da informação. Isso não se resolve com só com ideias, mas agindo. Nós temos sido críticos com uma mão, mas sempre com propostas na outra mão. Por isso, também agradeço a todos os colegas que fizeram este percurso  ao meu lado.
Tendo em conta que o ensino básico já está profundamente ligado às autarquias é impensável que não tenham nos seus planos um plano de ação para a tecnologia ou para a economia digital, que não pode excluir a ação nesta área da educação. Sem uma boa aposta na educação, não há economia que resista. Os castelos não se começam a construir pelo telhado e o alicerce é a escola.
É neste âmbito que o meu conselho pode contar comigo.
Por último, tendo em conta que estamos numa região com hábitos culturais tradicionais muito enraizados, este reconhecimento fez-me sentir, ainda, o diminuir ou no esvanecer de algumas ideias pré-concebidas.  Pensei na dualidade valor profissional homem versus mulher e na dualidade és da aldeia ou és da cidade que se sentia na escola e eu sou da aldeia de Limãos.
Como dizia Miguel Torga “ A autoridade emana da força interior que cada qual traz do berço”.
A partir de hoje sinto que tenho mais responsabilidade na representação e divulgação do meu concelho Macedo de Cavaleiros
Obrigado a todos 
 Artigo no website da Câmara Municipal -
MACEDO DE CAVALEIROS HOMENAGEIA FILHOS DA TERRA


Registos
Edital da Câmara Municipal



Entrega da Medalha




Fotografia com o Senhor Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal

Os sentimentos

Fotografia dos homenageados 
A medalha



A medalha
As flores do Município


As flores da família

A família

Os colegas e amigos

Amigos

Jantar dos homenageados

Sem comentários:

Enviar um comentário