Macedo de Cavaleiros


Macedo de Cavaleiros - Viagem ao Coração do Nordeste Transmontano


Estamos a 29 de agosto, 24 h, 23 h, 22 h... pois é, estamos na contagem decrescente para o regresso ao registo normal (leia-se TIC para todos os gostos, a qualquer hora e com qualquer tempero), mas antes é hora de fazer um tributo à beleza natural e outros tesouros, NÃO escondidos, que qualquer pessoa poderá visitar e desfrutar no CORAÇÃO do Nordeste Transmontano – Concelho de Macedo de Cavaleiros.

Bem, se me perguntasse – Vou a Macedo de Cavaleiros o que me recomendas?

Então dir-lhe-ia que sítios magníficos não faltam, cada qual envolve uma lenda, um mistério ou uma tradição.

Mas se resolver vir em finais de Junho terá a Feira de São Pedro bem no centro da cidade, que não precisa de apresentação, pois cabe-lhe a grandeza de ser um dos maiores eventos do género na região, desde concertos, expositores, comes e bebes e actividades para todas as idades.

Se vier em finais de Agosto poderá participar nas Festividades de Santa Eufémia que concentra uma série de mitos que terá de descobrir, mas posso adiantar-lhe que o Andor da Nossa Senhora do Rosário só poderá sair para a procissão se for carregado por “rapazes” solteiros, pois é o mais pesado e um espécie de teste de força e preparação para a vida, quem sabe!!! A festa concilia uma série de eventos religiosos, mas o melhor será descobrir…  mas não ficamos por aqui, ao religioso junta-se o prazer e durante 3 dias concentra diversas bandas musicais de renome,  carrinhos de choque e outras actividades mais tradicionais. Na segunda-feira faz-se a recolha da rosca (um bolo em forma de meia lua) no qual toda população participa, esta recolha é feita por toda a “malta” que abastecem bebida e rosca em cada casa, acompanhados de  boa musica e cantares à desgarrada.

Vindo noutra altura qualquer há sempre, por aqui, uma boa festa tradicional é uma questão de se informar, mas pode também optar por qualquer evento que conste da agenda cultural que pode obter na junto da Câmara Municipal ou no web site(http://www.cm-macedodecavaleiros.pt/).

Huum… mas não pense que lhe falo apenas de festas e eventos, se procura algo mais cultural, pode visitar o Museu de Arte Sacra na Casa Falcão, bem no meio da cidade e também o Museu Rural de Salselas, já que está a caminho, aproveite dê um saltinho ao Santuário do Santo Ambrósio, sim, esse mesmo, o das cantigas do Roberto Leal.  

Ainda não lhe falei da Praia Fluvial do Azibo, por curiosidade é a maior barragem de terra batida da Europa. Mas esta pérola tem bandeira azul e é carinhosamente cuidada pela Câmara Municipal, tem de espaços de Praia, na qual pode dispor de tudo o que de um bom dia de praia faz parte - bar, restaurante, nadadores salvadores, gaivotas, biblioteca na praia, a cresce ainda que aqui decorrem vários eventos como ateliers e campeonatos desportivos entre outros. Pode optar pelo lado da albufeira menos turístico e mais natural onde o verde perdura.

Bem, é mais do que a assumido, o bem saber receber da gente transmontana, então de comes e bebes nem se fala, boa carne, bom vinho, enchidos e outras iguarias são o prato do dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário