Santuario de Santo Ambrósio

Santuário de Santo Ambrósio. hoje um local esplendoroso, a sua tranquilidade faz bem à alma e as suas festas bem ao corpo, quer pela boa posta que se aqui come, quer pela animação típica das festas.Consta-se, que outrora era apenas uma capelinha envolta em silvas, da qual a minha bisavó Regina cuidava. Dizem que era uma mulher de estatura pequena e desenvolta e mais uns quantos adjetivos. Não a conheci, dizem que sou parecida com ela, isto porque quando era pequena (ainda sou, and “i like”) sempre que fazia uma traquinice (e fazia muitas) diziam logo “é parecida com a avó Regina”.

A bisavó Regina (tem muitos bisnetos) morava em Banrezes, uma aldeia da qual sobejaram apenas ruínas, que se situava por trás do Santuário de Santo Ambrósio, junto ao rio Azibo. Ora morando tão perto, esta história faz algum sentido, mas há tantas outras, quase tantas como a quantidade de contadores. O Santuário de Santo Ambrósio é também o das canções do Roberto Leal.

Histórias ou lendas, elas podem ser todas verdadeiras, talvez com alguns pozinhos de magia de tantas vezes serem contadas. Mas todas elas têm cabimento e um Santuário é um lugar maior, onde há lugar e tempo para todos, daí que todas possam verdadeiras na perspetiva de cada um, e também de cada contador das histórias. 

Provavelmente todos, ao seu jeito contribuíram para que hoje seja este local místico e lindo. 




























Sem comentários:

Enviar um comentário